27 de julho de 2024 04:45

No mês de maio de 2024, Ribeirão Preto sediou o 52º Congresso Nacional de Saneamento, organizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE. O evento, que contou com cerca de 3 mil participantes, incluindo representantes administrativos do SAAE, teve como tema a “XXVII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento“.

As atividades ocorreram no espaço Taiwan Centro de Eventos e englobaram palestras técnicas, reuniões, mesas redondas e apresentações de projetos. Da autarquia valenciana, no Baixo Sul baiano, participaram o chefe do setor Comercial; Jair Paixão, o chefe da Divisão Administrativa; José Luiz Souza dos Santos e a Assistente Social; Viviane Oliveira.

O objetivo principal do congresso é promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a troca de conhecimentos técnicos entre os municípios, abordando temas como o papel da mulher no saneamento básico, educação ambientalista e desafios para a gestão de resíduos sólidos urbanos.

No terceiro dia, Viviane Oliveira realizou uma palestra sobre “Saneamento público municipal e o novo marco regulatório”, destacando a importância do debate sobre políticas públicas nessa área. Esses alinhamentos nacionais são cruciais para garantir o desenvolvimento das autarquias e a prestação eficaz de serviços de saneamento básico à sociedade.