No intuito de promover as adequações para o verão 2018, a Estação de Tratamento de Água do Guaibim passa por intervenções e melhorias. O processo iniciou-se com a higienização de todas as fases de tratamento da água, retirada de sendimentos alojados em todas as fases do tratamento.
Colocamos também em fase de experimento o Antracito que também é conhecido como carvão mineral ativado, cujo a utilização no processo de tratamento da água é geralmente utilizada para remoção de impurezas dissolvidas que geralmente são encontrados em pequenas proporções, porém causam odor, cor e gosto nos fluidos. Além disso, o carvão também remove compostos orgânicos, fenólicos e outras substâncias que acabam diminuindo a qualidade final da água.
Estamos gerando grandes expectativas na utilização desse carvão, pois o Rio Patipe é composto de muita matéria orgânica e ferro, e muitas vezes deixa um sabor diferenciado na água no distrito do Guaibim.
O nosso anseio também é de instalação de reservatório em Aço Inox para reservação de 200 mil metros cúbicos de água que deverá reforçar o abastecimento durante o verão.
O SAAE está trabalhando para que o município tenha mais qualidade e eficiência no tratamento da água para todos.