
SAAE PARTICIPA DE REUNIÃO NO AUDITÓRIO DO SINDAE EM SALVADOR
O SAAE de Valença esteve presente no dia 10/12, representado pelos servidores Juan da Silva, Coordenador Técnico, Caroline Patrícia Matos, Chefe de Divisão Administrativa e Alex Paixão, Leiturista, participando das discussões referentes à Lei nº 14.026/2020, Marco Legal de Universalização do Saneamento no Brasil e a alteração da LC n°48/2019 que trata da atualização das microrregiões de saneamento da Bahia. O Evento foi realizado no Auditório do Sindae em Salvador – Bahia, pelas entidades ASSEMAE, ABES-BA, Ondas, Sindae, Observatório do Saneamento Bahia e ABSAM, com apoio do CREA Bahia.
A programação contemplou debates aprofundados sobre temas essenciais ao futuro dos serviços municipais de água e esgoto, destacando-se:
Balanço da regionalização do saneamento no Brasil e os impactos das privatizações nas empresas prestadoras, especialmente no Nordeste.
Histórico e situação atual da regionalização na Bahia, com análise dos desafios, cenários e riscos previstos para o estado.
O papel das entidades representativas, como Assemae e Sindae, na defesa da autonomia municipal e do interesse comum frente ao avanço das propostas de privatização.
Os efeitos reais das privatizações em Sergipe, envolvendo a DESO e diferentes SAAEs, além do alerta sobre o risco de enfraquecimento ou extinção dos serviços municipais na Bahia.
O evento contou também com momento de diálogo aberto entre os participantes e foi encerrado com a apresentação do documento revisado e anteriormente discutido – Protocolo de intenções para criação da ARIS Bahia – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, documento subscrito por alguns representantes presentes, reforçando a busca por uma regulação fortalecida, técnica e alinhada ao interesse público.
Reforçamos a importância de todos acompanharem as discussões que influenciam diretamente o futuro do saneamento e do SAAE.
Saae Rumo ao Novo Tempo!
