Na tarde deste domingo dia (01/10), a convite do Presidente da Associação ASSOEVA, o Senhor Natalio Santo de Souza e do Vice-prefeito Humberto Malheiros, a direção do SAAE de Valença esteve dialogando com a comunidade de Barnabé no Povoado da Várzea. No sentindo de transferir a operação de água para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto –SAAE de Valença.
A comunidade solicitou que o SAAE avaliasse a possibilidade de assumir a operação da água no distrito, alegou que não tem condições de arcar com a operação, pois a mesma requer manutenção, substituição de equipamentos entre outros reparos. Também foi nos relatado a falta constante de água no reservatório.
A diretora do SAAE, a Sra. Rosemary Paixão informou para comunidade, que além da manutenção, é preciso atentarmos para saúde que está diretamente ligada a falta de saneamento básico. Doenças como Hepatite, Cólera e outras, podem ser transmitidas pela água contaminada. Dados do Ministério da Saúde apontam que para cada real investido em saneamento economizamos quatros reais em saúde.
A proposta do SAAE hoje é levar saúde, principalmente para zona rural. O SAAE está assumindo pequenas operações desde o mês de março de 2017, tudo isso converge para uma administração que realmente está preocupada em cuidar da nossa gente.
A dialogo também contou com o corpo técnico do SAAE, o chefe da divisão técnica, Edilson França, informou que enviará equipe para coletar água para análise, além de fazer a vistoria na rede, e montar o plano de ação para assumir esta operação.
O SAAE e o Governo de Ricardo Moura e Beto, cuidando da nossa gente!