A Assemae promoverá capacitações técnicas e auxiliará a criação de um consórcio de apoio à gestão.
Associados da Assemae Regional Nordeste I, que representa os estados da Bahia e Sergipe, estiveram reunidos em Itabuna (BA) na sexta-feira, 16/11, com o objetivo de planejar novas ações da entidade para fortalecer os serviços municipais de saneamento. O evento marca a retomada das atividades da Assemae na região, somando esforços a favor da qualidade de vida dos cidadãos.
O encontro foi coordenado pelo secretário executivo da Assemae, Francisco Lopes, e pela presidente da Regional Nordeste I, Rosemary Santos da Paixão, que também é diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Valença. Além dos representantes da Assemae, a cerimônia de abertura reuniu o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (EMASA), Jáder Martins Guedes, o diretor do SAAE de Itajuípe, Renato Ramos, o secretário executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Luciano Veiga, e o representante da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Bahia, Theódulo Almeida Neto.
“Estamos muitos felizes com o apoio da Assemae neste projeto que reúne os serviços municipais de saneamento pertencentes à Regional Nordeste I, pois, entendemos que juntos seremos mais fortes. Não estamos apenas pleiteando a construção de um consórcio intermunicipal, mas também o fortalecimento do saneamento em nossa região”, destaca a presidente regional, Rosemary Paixão.
Na ocasião, Jader Guedes ressaltou as prioridades da nova gestão da Emasa de Itabuna e disse que pretende conhecer outras experiências exitosas com o apoio da Assemae. “Temos trabalhado na recuperação financeira da Emasa, além da reconstrução dos sistemas de esgotos, contenção de despesas e valorização dos funcionários. Nesse processo de retomada das ações, a Assemae será uma parceira imprescindível para a consolidação de nossos avanços”.
Segundo Renato Ramos, do SAAE Itajuípe, os serviços de saneamento enfrentam as mesmas dificuldades todos os dias, algo que pode ser superado pela união entre os municípios. “Acreditamos na parceria com a Assemae para promover a integração dos serviços municipais da região e fortalecer a troca de conhecimento. O próximo passo será a criação de um consórcio intermunicipal de apoio à gestão, aproveitando a excelente qualidade técnica que encontramos na Assemae”, frisou.
Como proposta de encaminhamento da reunião, a Assemae auxiliará a criação de um consórcio intermunicipal para melhorar o atendimento à população em saneamento básico. Outras ações agendadas para 2018 são: curso de Operador de ETA em Valença, de 26 a 28 de fevereiro; curso de Operação e Manutenção de Sistemas de Abastecimento de Água em Alagoinhas, de 18 a 20 de abril; reunião da Diretoria Regional da Assemae em Alagoinhas, no dia 1º de fevereiro; e a realização de Seminário Regional no mês de novembro.
Seminário Regional
Aproveitando a estadia na Bahia, o secretário executivo da Assemae, Francisco Lopes, participou como palestrante do “Seminário Consórcio Público de Saneamento Básico: desafios e oportunidades para uma cidade melhor”. O evento ocorreu em Itabuna, dia 16/11, com a iniciativa da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), e apoio institucional da Assemae.