Retomando mais uma etapa do processo de melhoria da potabilidade da água para consumo, o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de Valença – SAAE, iniciou na manhã desta terça (12) intervenções na floculação mecânica (etapa de tratamento da água bruta), para instalação de agente floculante mais eficiente.
A floculação e coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se. Essa, inclusive, é uma das primeiras etapas do tratamento de água.
Como o abastecimento da Autarquia para as residências é realizado através de águas superficiais, ou seja, águas dos rios e das represas, isso requer mais atenção no tratamento, uma vez que, sendo barrenta, a água precisa de clarificação. Aspecto barrento, este, que é oriundo da presença de areia e de outras sujeiras que se depositam no fundo do tanque (sedimentação) e podem ser separadas facilmente da água por decantação.
“Acreditamos que esses processos de intervenção e melhorias não devem parar, uma vez que quem dita as regras do tratamento é a própria água, pois, o líquido que nos conduz a quais elementos são necessários para o seu tratamento”, disse Rosemary Paixão, diretora da Autarquia.