(75) 3643 3350

Atendimento Presencial - 08:00 - 14:00

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Horário de Brasília:

22 de janeiro de 2025 03:58

Na manhã do dia 12 de janeiro, a direção do SAAE, juntamente com a Divisão Técnica fizeram balanço da operação verão realizada no Guaibim, que abrangeu os feriados de Natal, Réveillon e envolverá nos próximos dias de Carnaval.

Durante o Natal e Réveillon mantivemos o nosso planejamento pioneiro de trazer carros pipas para auxiliar no abastecimento, o que ocorreu de maneira tranquila e regular, porém, no dia 1º, identificamos que a estação já tinha enviando mais de 5 milhões de metros cúbicos de água, o que é um volume muito grande para uma população de quase 31 mil pessoas.

A rede de água ficou sem pressão para enviar água aos reservatórios na parte alta das casas, pois, a água estava fraca nas torneiras, o que nos causou estranheza, pois, o rio Patipe já tinha sua reserva de água captada, não tínhamos mais como extrair água do rio, por isso deixamos dois carros pipas abastecendo o distrito.

Só no dia 3 de janeiro, quando percorremos a rede de maneira manual, pois, os equipamentos não detectavam vazamento na rede, os servidores da equipe de água identificaram o rompimento na tubulação geral, compreendidos entre a Maricultura e o Aeroporto, foi assim que identificamos a causa da falta de pressão na rede.

Quando conseguimos sanar o vazamento foi aproximadamente ás 21:00 horas do dia 3 de janeiro e ás 2:30 da manhã do dia 4 de janeiro todo o Guaibim já estava abastecido e com os reservatórios das casas cheios.
Portanto, não foi falta de planejamento da direção, pois, fizemos um planejamento que nunca foi realizado.

Colocamos bombas para captar um volume de agua maior, alargamos o espaço de processo de filtragem da água, contratamos 2 carros pipas injetando água no reservatório initerruptamente.

Para o período do carnaval, esperamos também um volume concentrado de pessoas, nesse sentindo vamos manter o carro pipia, porém, vamos injetar a água no reservatório de distribuição no centro do Guaibim, vamos prolongar o local de captação de agua, para que possamos captar em um volume maior, vamos manter todas as bombas trabalhando 24 horas, e vamos utilizar mais três filtros para acelerar o processo e tratamento da água.

Com todas as intervenções, acreditamos que não teremos problema. Esperamos da população uma consciência no que diz respeito ao consumo de água, pois, identificamos carros sendo lavados com lava jato, chuveiros das barracas ligados continuamente, piscinas sem o devido tratamento de água, torneiras de área de lazer aberta.

Infelizmente o Rio Patipe não suporta essa população flutuante nos períodos de Réveillon e Carnaval, nesse sentido, o SAAE envidará esforços para que possamos construir uma nova Adutora que ligará a ETA – VALENÇA a ETA do GUAIBIM.

Print Friendly, PDF & Email