27 de abril de 2024 19:58
Nota de Esclarecimento

REAJUSTE DE TARIFAS

Considerando o que anda circulando pelas redes sociais, no que diz respeito ao reajuste nas tarifas repassado pelo Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de Valença, informamos que:

Em 2016 foi concedido um reajuste nas tarifas e serviços de 11,27%, (onze vírgula vinte e sete por cento), reajuste este concedido no mês de fevereiro, e que esta gestão entendeu que o percentual de 7%, (sete por cento), subsidiará as novas estações de tratamento da zona rural que estão vindo para operacionalização do SAAE.

Informamos também que o SAAE de Valença está assumindo as operações da zona rural, fato esse que nunca foi fomentado na história da autarquia, e também por entender que qualquer cidadão, independentemente da localidade em que resida, merece receber água tratada e, com fornecimento contínuo.

Também concedemos a viabilidade de água e esgoto do projeto minha casa minha vida, inclusive já enviamos ao aceite da estação de tratamento de esgoto, vale ressaltar que será incorporado mensalmente um custo operacional sobre essa estação que gira em torno de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), custo esse que não estava previsto no orçamento do SAAE, uma vez que não cobramos pelo esgoto, operacionalizando também a estação de tratamento localizado no Novo Horizonte, Nova Valença e Nova Valença I, com o custo mensal de 35.000,00 (trinta e cinco mil reais).

A autarquia tem investido constantemente em insumos e equipamentos para melhor atender a população de Valença, adquirimos equipamento caros para operação da estação do PATIPE, que atende os moradores do distrito do Guaibim, entre outros que serão acrescidos ao patrimônio da autarquia.

Gostaria de esclarecer que os gestores desta cidade, o prefeito Ricardo Silva Moura e Humberto Oliveira Malheiros, nomeou a diretora desta autarquia para que a mesma responda pela pasta em sua totalidade, uma vez que o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto é Unidade Gestora, portanto, como diretora respondo pelo reajuste das tarifas que foi homologada através de decreto pelo Prefeito desta cidade. Esclareço ainda, que com o advento do Decreto 466/2010, os reajustes tarifários foram sempre concedidos no mês de fevereiro, porém, esta gestão não utilizou a mesma prática, só concedendo o reajuste no mês de junho.

Estamos também recebendo novos servidores aprovados em concurso público, que multiplicaram a mão de obra da autarquia, principalmente nos serviços de esgoto, alvo de constante reclamação da população.

O Serviço Autônomo de Agua e Esgoto – SAAE, não opera com lucros, uma vez que o único recurso da autarquia é proveniente das tarifas, e que não recebemos outros incentivos financeiros. Saneamento no Brasil é caro, e para que possamos operar sem que tenhamos dificuldades na operação, foi necessário o reajuste de 7% (sete por cento).

A Gestão Cuidando na Nossa Gente opera no intuito de trazer sempre o melhor para a população, não queremos que aconteça o fato registrado na então Empresas de Saneamento da Bahia – EMBASA, cujo metro cubico saiu de 10 para 6, e sua tarifa mínima ficou em 27,50 (Vinte e sete reais e cinquenta centavos), sendo que é acrescido R$ 22,00 (vinte e dois reais), referente a tarifa de esgoto.

A direção do SAAE informa a todos os moradores que estamos trabalhando no propósito de ajustar uma tarifa social para as classes menos favorecidas, pleito esse manifestado a esta direção pelos gestores Ricardo Moura e Humberto Malheiros.

Mesmo trabalhando apenas com um reservatório de agua localizado na estação do Alto do São Roque, estamos mantendo a continuidade do abastecimento. Também implantamos o plantão de vazamento para que não possamos perder agua que tratamos em enviamos a população.

Informamos ainda que todas as despesas desta autarquia estão disponíveis no portal da transparência deste município.

No que diz respeito a postagem abaixo que foi publicada de maneira equivocada e leviana. Informo que o vice-prefeito Humberto Malheiros, nada tem a ver com o fato de dois servidores terem feito uso de fogos de artifícios nas dependências do setor técnico, localizado na Av. Sete de Setembro para comemorar a conquista de seu time, inclusive os dois servidores da autarquia já foram identificados, e vamos proceder com o que disciplina a Regimento dos Servidores Públicos do Município.

Ratifico também que as pessoas que conhecem o Vice-Prefeito dessa cidade, sabe de sua conduta moral e legalista.

Na condição de gestora do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto – SAAE, busco uma abrangência dos serviços à população e, melhorias no que diz respeito aos serviços já executados por nós.

Atenciosamente,

Rosemary Santos da Paixão