29 de abril de 2024 22:21

Foi iniciado com sucesso na última segunda-feira, 23/07/2018, o Curso de Gestão de Perdas nos Sistemas de Saneamento, na cidade de Alagoinhas, promovido pela ASSEMAE, através da Regional Nordeste I (BA/SE), presidida pela Diretora do SAAE – Valença, Sra. Rosemary Santos da Paixão, com o apoio da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Bahia. O curso, que se estenderá até o dia 27/07/2018, visa abordar os desafios do combate às perdas de água, e encontrar soluções inovadoras que tragam maior sustentabilidade ao setor.

O Campus II da UNEB proporcionou o espaço para a realização desse evento tão importante. Registra-se aqui o agradecimento à Sr. ª Érica Macêdo, Diretora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra que gentilmente cedeu esse local.

Se fez presente na abertura do evento a Sr. ª Rosemary Santos da Paixão, diretora do SAAE Valença e também Presidente da ASSEMAE Nordeste I, a mesma destacou, diante o momento de crise econômica em que vive o país, a importância de conhecer de forma mais profunda esta temática para melhor gerir e dirimir as perdas no saneamento e reforçou o repúdio à Medida Provisória que pretende privatizar o saneamento no Brasil. Se manifestou nesse mesmo sentido, o Sr. Francisco de Assis Alves, Diretor Administrativo do SAAE de Alagoinhas, que também compôs a mesa de abertura do evento.

O curso conta com a participação de estudantes e profissionais da área e está sendo ministrado pelo analista de infraestrutura e saneamento da FUNASA na Bahia, o Sr. Theódulo C. de Almeida Neto.

A capacitação em Alagoinhas marca o retorno dos trabalhos promovidos pela regional, e o início de uma programação de capacitações previstas para o ano de 2018, como por exemplo, Operador de ETA na cidade de Valença, e Operação de ETE que ainda terá data e local definidos pela ASSEMAE.