Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Horário de Brasília:

19 de abril de 2024 12:10

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença, no Baixo Sul, também está na luta contra o câncer de mama e de colo de útero. A autarquia aderiu à campanha Outubro Rosa e já desenvolveu, em parceria com profissionais do ramo, uma série de atividades para informar e conscientizar as servidoras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Estiveram presentes mulheres, de diversas faixas etárias.

Durante as ações, o SAAE reforçou o cuidado com as funcionárias. A fisioterapeuta pélvica, Elma Gomes, foi a responsável por ensiná-las as técnicas de realização do autoexame, além de abordar os fatores de risco e as formas de prevenir a enfermidade. 

“A fé é um fator primordial para que qualquer mulher inicie os procedimentos para combater a doença. O autoexame é a melhor forma de prevenção, pois, é por meio dele que se detecta pequenos nódulos, disse Elma.

Todas as presentes participaram efetivamente e fizeram perguntas. “Fiquei admirada com o envolvimento, com o quanto foi importante a palestra, pois, a profissional responsável usou uma linguagem simples e de fácil entendimento, em um encontro de grande valia”, analisou Andreia Queiroz, que atua como auxiliar administrativa.

As estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde integram a política municipal de valorização dos servidores públicos.

“Essa é mais um ação do projeto Prevenção em Cores, dentro do Outubro Rosa, que visa promover a prevenção, disseminar informações relevantes sobre o processo saúde-doença visando a conscientização e melhoria da qualidade de vida, demonstrando a preocupação da Instituição com o bem-estar dos colaboradores, cumprindo não só com a responsabilidade social, mas também humanizando suas relações”, pautou a assistente social, Viviane Oliveira.

Sobre o Outubro Rosa

Criado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2010 e, desde então, ganha destaque anualmente, com diversas ações que visam o combate ao câncer de mama e do colo de útero. A proposta da mobilização é envolver toda a população, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres em virtude da doença, a partir da prevenção e do diagnóstico precoce.

 Ascom / SAAE

Print Friendly, PDF & Email